Ser Feliz no TrabalhoUma viagem científica, humana e criativa pelo bem-estar social
Um livro sobre tudo o que precisa de saber sobre a felicidade no trabalho. A solidez da investigação científica e a força emocional de testemunhos e histórias reais vindas do contexto organizacional. Uma escrita fluída e criativa, que pode ser lida num fôlego do início ao fim, ou saltitando entre capítulos de acordo com o interesse ou a disposição do leitor.
É um livro sobre a sua felicidade e sobre a felicidade das pessoas que trabalham consigo. Não deixe de embarcar nesta viagem. Vai valer a pena! |
Imagem da capa
São folhas de gingko biloba. Esta árvore é um fóssil vivo que já existia há 270 milhões de anos, no tempo dos dinossauros. É a árvore da resistência e da esperança, porque foi a primeira manifestação de vida a brotar da terra após a destruição de Hiroshima. O gingko é uma espécie dioica e não se reproduz sozinho. Para que dê fruto, a árvore feminina precisa de um exemplar masculino nas proximidades. Portanto, é uma árvore que valoriza o relacionamento e a proximidade. É, também, uma planta medicinal que reforça a saúde, muito utilizada para prevenir doenças. Além de tudo isso, é imponente e bonita. Há belos exemplares nos parques e ruas de Portugal. Merecem uma visita demorada. São uma maravilha!
Sobre o livro
Promover o bem-estar no trabalho é um dever ético das organizações. A gestão pergunta-se quais são os caminhos a percorrer para concretizar esse dever. Caminhos seguros, porque com as pessoas não se brinca. O livro procura responder a esse desafio e propõe uma viagem que é essencialmente científica. Mas tem muito mais:
Científica: tem mais de mil referências bibliográficas que o leitor poderá explorar nos tópicos que considerar mais estimulantes ou mais adequados aos seus interesses. Tem a solidez decorrente de tese de doutoramento apresentada na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e aprovada em junho de 2020.
Humana: tem excertos de entrevistas com pessoas que expressam as suas visões sobre o trabalho. Partilham o que lhes enche as medidas e o que lhes é insuportável, por vezes, até ofensivo. Nas palavras deles, o leitor terá oportunidade de se reconhecer. Tem também histórias profissionais do autor, decorrentes da sua experiência de duas décadas na gestão de pessoas. Um livro sobre felicidade não pode encher-se só de referências bibliográficas. Este livro tem pessoas dentro.
Criativa: tem a presença de Fernando Pessoa, Lobo Antunes, Stendhal, J.F. Kennedy, Sérgio Godinho e tanta gente cuja vida e obra nos ajuda a entender o mundo e as pessoas. Contribuem para equilibrar a profusão de referências bibliográficas e garantir a energia positiva que o leitor espera de um livro sobre felicidade no trabalho. Muitos destes apontamentos são bom alimento para a curiosidade. Bom apetite!
Resumo
Logo no início, abrem-se as portas da felicidade individual. Afinal, a felicidade está nas nossas mãos? Como se mede? A genética importa? Casar e ter filhos ajudam? O livro oferece-lhe todas as respostas logo na abertura, assim como o GREAT DREAM que identifica os comportamentos comuns às pessoas felizes.
O bem-estar no trabalho surge logo a seguir. São apresentados os antecedentes e a relação com a motivação e a satisfação no trabalho. Fique a conhecer as dimensões que compõem e estruturam o bem-estar no trabalho: físico, social e psicológico.
E como se pode gerir, de forma eficaz, o bem-estar no trabalho? Surge, então, a gestão das pessoas no trabalho. Uma visão útil para os gestores de recursos humanos e para os líderes de equipas. Aborda a importância de Dimensionar, Qualificar e Motivar equipas, sem esquecer o contrato psicológico, as relações de reciprocidade e até os ensinamentos da Teoria do Jogos para a gestão de pessoas no trabalho. E para quem gosta de receitas prontas a usar, também se divulga um sistema de promoção do bem-estar, com 5 eixos de atuação.
O bem-estar social é a dimensão do bem-estar no trabalho menos explorada na literatura e a mais negligenciada no trabalho. Mas é muito importante para as organizações e para as pessoas. Cada um dos vértices do triângulo do bem-estar social é analisado com detalhe.
Oportunidades de relacionamento
O homem é um ser social e o trabalho uma experiência colaborativa.
Muito importante: reuniões de trabalho, encontros de convívio, pausas no trabalho, locais de trabalho e voz e comunicação interna.
O homem é um ser social e o trabalho uma experiência colaborativa.
Muito importante: reuniões de trabalho, encontros de convívio, pausas no trabalho, locais de trabalho e voz e comunicação interna.
Apoio Social
Quando a dificuldade surge é fundamental olhar em volta e ver pessoas disponíveis para apoiar, porque partilhamos um projeto em comum ou porque partilhamos uma relação afetiva forte.
Muito importante: ambiente positivo, empatia, apoio emocional e instrumental, chefia (relação social) e amizade.
Quando a dificuldade surge é fundamental olhar em volta e ver pessoas disponíveis para apoiar, porque partilhamos um projeto em comum ou porque partilhamos uma relação afetiva forte.
Muito importante: ambiente positivo, empatia, apoio emocional e instrumental, chefia (relação social) e amizade.
Valores Sociais
Quando não há moralidade nos comportamentos, tudo pode correr mal. As incertezas sobre o futuro aumentam, o bem-estar diminui. A integridade dos comportamentos organizacionais e individuais é fundamental.
Muito importante: respeito, confiança, equidade e não-discriminação, ajuda e gratidão e liderança responsável.
Quando não há moralidade nos comportamentos, tudo pode correr mal. As incertezas sobre o futuro aumentam, o bem-estar diminui. A integridade dos comportamentos organizacionais e individuais é fundamental.
Muito importante: respeito, confiança, equidade e não-discriminação, ajuda e gratidão e liderança responsável.
Leitura indispensável para...
Gestores de recursos humanos que estão comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas no trabalho e com o seu contributo para a sustentabilidade do negócio.
|
Líderes de equipas que acreditem na sua capacidade para influenciar pessoas e resultados, de modo responsável.
|
Quem trabalha e acredita que o trabalho é mais do que um meio para obter uma contrapartida remuneratória. Tem de valer a pena, ser agradável e contribuir para a realização pessoal.
|
Estudantes de gestão de recursos humanos. Saber só de salários, legislação laboral e subprocessos de GRH é muito curto para os desafios atuais da gestão. É preciso conhecer o que faz as pessoas felizes no trabalho e ter muita vontade em perseguir esse objetivo, mesmo quando o vento não sopra a favor.
|
Todos os que acreditam que o bem-estar no trabalho tem impacto positivo nas pessoas, nas organizações e na sociedade. Não é uma escolha, é um dever ético de todas as pessoas que se cruzam no trabalho.
|
Quem gosta de ler, de se demorar com frases e parágrafos, de molhar o dedo e virar a página, de fechar um livro antes de fechar os olhos na hora de deitar. Para quem gosta de conhecer por dentro o mundo do trabalho. Para quem ler nunca é perder tempo. É possibilidade de prazer e oportunidade de aprendizagem.
|
O autorReinaldo Sousa Santos é professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios. Tem doutoramento em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia do Porto, com tese sobre o Bem-estar no Trabalho. É pós-graduado em gestão de recursos humanos e licenciado em sociologia das organizações.
É orador frequente em debates e eventos sobre a felicidade no trabalho. Também é formador, auditor e consultor na área da gestão de recursos humanos. Está profundamente empenhado com a melhoria das condições físicas, sociais e psicológicas das pessoas no trabalho. É tão otimista, que até irrita. Durante 20 anos, foi Diretor de Recursos Humanos em diversas empresas do maior grupo português do setor ambiental. Liderou equipas e sistemas de gestão distinguidos com a inclusão no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar (Exame/Accenture). Nasceu em Medros, Barcelinhos, na margem esquerda do rio Cávado. Vive no Porto. É pai do Guilherme. Gosta de ruas com árvores. Adora castanhas, gelados e tomates coração de boi. Tem no Natal os dias mais perfeitos do ano. Perde-se e encontra-se a ler e a escrever. A viajar, também. Talvez seja tudo a mesma coisa. Gosta de pessoas e de palavras. Nelas se escora para construir uma vida feliz! |
Prova Oral - Antena 3 (Fernando Alvim)
|
Podcast "Mudamos Vidas, Juntos " - ZOME Real Estate
|
Como encomendar
1. Fazer o pagamento de uma das seguintes formas
» Transferência bancária para o IBAN PT50003507430001464033067 (identificar o comprador)
» MBWAY para o número +351 932698542 (identificar o comprador)
2. Preencher e enviar o seguinte formulário
Por favor, envie o formulário apenas depois de fazer o pagamento.
3. Logo que o seu pagamento esteja confirmado, o livro será expedido para a morada indicada no prazo máximo de 48 horas. O prazo normal de entrega pelos CTT é de 4-5 dias úteis.